Sete Preceitos

Encontrei na minha Bíblia, e a sua também deve ter, que:

Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos nós cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não sejais como meninos, agitados de um lado para outro, e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro [Efésios 4].

Onde estão o aperfeiçoamento dos santos, a unidade da fé, o pleno conhecimento do Filho de Deus, a perfeita varonilidade? Em que altura estamos, em relação à estatura de Cristo? Quando vamos deixar de ser crianças, e chegar pelo menos à adolescência espiritual? Tomara que as pessoas com quem nos relacionamos comecem a ver em nós pelo menos a sombra do Senhor Jesus Cristo, e acreditem que realmente temos alguma coisa a ver com ele.

Muitas vezes, em cismar sozinho à noite, fico a comparar a igreja que vejo por aí com a Igreja que o Senhor Jesus Cristo projetou. E então, divago: A ciência e a tecnologia se desenvolveram nesses últimos anos, maravilhosa e assustadoramente. Podemos voar por aí nesses aviões velozes, e ir de uma cidade para outra em poucas horas; ligar a TV e ver o que está acontecendo no outro lado do mundo; pegar um aparelho do tamanho de uma caixa de fósforos e falar com uma pessoa a milhares de quilômetros de distância. O médico é capaz de trocar seu coração, seus pulmões e até a sua face. Numa peça minúscula, podem ser armazenadas milhões e milhões de informações. E esse progresso parece não ter limites! E a igreja, quanto progrediu e se desenvolveu nesses quase dois mil anos? Não estou pensando em números, mas em espiritualidade e poder. Naqueles primeiros dias, ela se reunia, orava, os anjos se movimentavam e o chão tremia. Seria o cumprimento daquela promessa: Se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que porventura pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos céus. Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles? Se impusesse as mãos sobre enfermos, eles ficavam curados (não foi assim que ele mandou fazer?) [Mateus 10, Marcos 16, Hebreus 2]. E onde ficou aquela promessa desafio: Aquele que crê em mim, fará também as obras que eu faço, e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai [João 14]?

Por essa óptica, vejo a igreja no contexto do mundo, como uma entidade frágil, confusa, dividida, e mais que isso: fragmentada; sem autoridade moral e espiritual; arrimando-se nos políticos, e comprometendo-se com a ordem maligna vigente; sem discernimento e poder; cheia de escândalos e inventando coisas que nada têm a ver com a mensagem salvadora do evangelho: Vejo ministros do evangelho que recebem prazerosamente as homenagens e as comendas dos poderes políticos corrompidos e desacreditados, esquecidos de que o profeta que come das iguarias do rei, perde a autoridade para denunciar os pecados da corte. Aqui, o apóstolo urina nos cantos da cidade, para demarcar o seu território, como fazem os animais selvagens. Ali, aluga-se um helicóptero, e sobrevoa-se a cidade derramando óleo para ungi-la. Acolá, freta-se um avião e os passageiros vão expulsar todos os demônios da região sobrevoada. Lá longe, pessoas assomam a plataforma do templo e rugem como leões, cantam como galos, piam como águias, sibilam como serpentes, mugem como bois, como prova de que estão cheias do Espírito Santo! O apóstolo moderno acha que precisa andar pela cidade descalço, para mostrar o quanto é humilde e parecido com o Senhor Jesus! É nisso que nos conhecerão todos que somos discípulos do Senhor Jesus Cristo [João 13]? Onde foram parar o sal da terra e a luz do mundo [Mateus 5]?

E o que fizemos, ou o que faremos, com os cheques assinados em branco, que ele nos deu, e que representam uma riqueza incomensurável?

Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que porventura pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus.
Jesus Cristo [Mateus 18];

E tudo quanto pedires em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.
Jesus Cristo [João 14];

Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
Jesus Cristo [João 14];

Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.
Jesus Cristo [João 15];

Em verdade, em verdade vos digo, se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome.
Jesus Cristo [João 16].

Desconfio que há alguma coisa errada com a igreja que está por aí!

Diante desse imbróglio todo, estou sendo levado a achar que podemos fechar todos os templos, todos os institutos bíblicos e todos os seminários, deixar de lado a teologia, e dar um tempo. E aí, pegamos uns sete preceitos ensinados pelo Senhor Jesus Cristo — os quais nós conhecemos de cor e salteado, desde os primórdios da Escola Dominical — e os praticamos com fidelidade, e então a Igreja, os nossos familiares, os companheiros de trabalho, nossos patrões ou nossos empregados, o mundo enfim, vão ver a diferença e sentir um tremendo impacto, e saber que realmente somos discípulos do Senhor Jesus Cristo.

Proponho assumirmos o compromisso de praticarmos pelo menos os seguintes ensinos:

1) Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não; o que disto passar vem do maligno;
2) Não resistais ao perverso; mas a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra;
3) Ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa;
4) Não julgueis, para que não sejais julgados;
5) O meu mandamento é este, que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei;
6) Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam nem roubam; porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
7) Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles.

(Copie esses preceitos, em letras grandes, e deixe-os bem à mão, para você lembrar de praticá-los todos os dias, em casa, no trabalho, nos negócios, na igreja e até nos momentos de lazer. E não tenha vergonha de dizer: Estou fazendo o que o Senhor Jesus Cristo me mandou fazer, e se eu errar, corrija-me, por favor).

Eu queria que você analisasse e meditasse profunda e serenamente em cada um desses preceitos e procurasse ver a extensão de cada um deles e a influência e as mudanças que causarão na Igreja e no mundo, se forem efetivamente praticados pelos cristãos. Creio piamente que o cumprimento desses preceitos só trará benefícios para si, para a igreja ou para a comunidade que cada um freqüenta e para a sociedade em geral. Não causará divisões ou cisões. E você nem precisa proclamar que os está praticando, as pessoas irão perceber logo que você é diferente; quem sabe até vão achar você parecido com o Senhor Jesus!