Arma na mão de criança

Você já viu um pregador sem a Bíblia na mão? Eu nunca vi. Acredito que sem ela, ele não conseguiria dizer mais do que uma tuta-e-meia de palavras. Confira o que vou dizer: Toda essa maluquice que se diz por aí nas igrejas, todas as seitas, todos esses movimentos estranhos, e até fora do ambiente evangélico, têm pelo menos um versículo bíblico para arrimá-los. Se não tiverem um versículo inteiro, têm pelo menos a parte b. Ou então uma palavra é achada e citada para convencer você. Não anda por aí, um tal de Inri Cristo, com a Bíblia na mão, a qual ele manuseia muito bem, apresentando-se como o verdadeiro Senhor Jesus Cristo, que já voltou, pregando maluquices e conseguindo alguns seguidores? Seus adeptos até o carregam nos ombros! Com quem será que eles aprenderam a carregar nos ombros, um homem com vestes pomposas pelas ruas a fora?

Ciente disso, um dia eu adverti meus familiares, dizendo-lhes que tivessem cuidado, porque se aparecesse algum pregador ensinado que devemos comer cocô — aí eu exagerei para eles se assustarem e ficarem bem atentos —, ele iria arranjar uma base bíblica, e certamente atrairia alguns seguidores.

Não demorou muitos dias e uma apresentadora de TV anunciou que ia entrevistar um grupo de pessoas que bebiam a própria urina. Essa eu não podia perder de jeito nenhum. No dia aprazado, estava ela na tela, e eu no sofá, aguardando para ver essa extravagância. E não é que aquele grupo bebia mesmo a própria urina? E era gente instruída: advogado, engenheiro agrônomo e mais não sei o quê. O engenheiro agrônomo, eu reconheci de imediato, como sendo um disseminador da técnica de construção de casas com terra. Eu já o tinha visto numa fita de vídeo. Daí a pouco, eles entraram num reservado, recolheram o xixi numa taça, e entraram descalços numa saleta, em cujas paredes havia diversos quadros com figuras de diversos deuses hindus, o que evidenciava a conotação religiosa. E beberam o troço. Mas explicaram que tinham a base bíblica, para fazê-lo. A essa altura, a apresentadora nem precisaria ter citado o versículo; eu já sabia. Está lá em Provérbios 5: Bebe a água da tua própria cisterna, e das correntes do teu poço. Uma leitura desse texto, feita com um pouco mais de atenção, vai mostrar que nada tem a ver com beber xixi.

Um versículo da Bíblia, isolado ou mal aplicado pode ser perigoso; é como uma criança com uma arma na mão: ela pode causar danos aos outros e a si mesma.