A partilha do dízimo

Agora, acompanhe-me num raciocínio curioso, que chega a ser intrigante. Considerando que o dizimista tinha de comer o dízimo ou do dízimo; e levando em conta que tinha a obrigação de distribuí-lo com o levita, o estrangeiro, o órfão e a viúva, inventei de fazer um cálculo e achei este resultado:

O dizimista ficaria com 1/5 do dízimo, ou seja, 2% do bem dizimado
O levita, com 1/5 do dízimo, ou seja, .............. 2% do bem dizimado
O estrangeiro, com 1/5 do dízimo, ou seja, ..... 2% do bem dizimado
O órfão, com 1/5 do dízimo, ou seja, .............. 2% do bem dizimado
A viúva, com 1/5 do dízimo, ou seja ............... 2% do bem dizimado

Total .................................................. 10% do bem dizimado

Ora, o levita tinha de entregar o dízimo dos seus 2% ao sacerdote. Então o sacerdote recebia, na realidade, somente 0,2%.

Quando cheguei a esse resultado, confesso que pensei que fosse desvario meu. Teria algum fundamento tal cálculo, ou o sol da fazenda estava me cozinhando os miolos? Passou-se um tempo, coisa de um mês ou mais, e eu continuava lendo. Aí, heureca! Estava lá na minha Bíblia e eu não tinha visto ainda. Espero que esteja na sua também. Vamos lá? Em Números 31, está um fato esclarecedor disso. E de acordo com o texto, foi o próprio Deus quem mandou fazer isto: ...de cada quinhentas cabeças uma, ...e o dareis ao sacerdote Eleazar, para a oferta do Senhor. ...tomarás de cada cinqüenta um ,...e o darás aos levitas...

Sabe quanto é, em percentual, um de quinhentos, que foi dado ao sacerdote? É 0,2%! Sabe quanto é, em percentual, um de cinqüenta, que foi dado aos levitas? É 2,0%!

Aí, descobri que os meus miolos não estavam cozidos e eu não estava ficando maluco. O tal cálculo curioso estava confirmado.