Quem disse que não dá?

Na F, dá. (O F aí não é palavrão, não; é somente a inicial do nome de uma financeira, que tem aquela batida musiqueta na TV). Lá, você pode pagar em suaves prestações. Há igrejas por aí — igrejas, não: pastores — que estão financiando os dízimos e as ofertas. Antigamente, você entregava o dízimo e dava as ofertas em dinheiro. Hoje, está mais fácil. Se você não tiver dinheiro, pode dar em prestações. É só deixar os cheques pré em garantia, que no dia certinho do vencimento ele será depositado. Mas tome cuidado. Se no dia aprazado, você não tiver o dinheiro para cobrir o cheque, não adianta ir falar com o pastor para esperar um pouco, porque ele já o trocou no factoring. Bem, mas acho que isso não vai acontecer, pois ele lhe garantiu que esse gesto de fé seria honrado pelo Senhor. O Senhor providenciaria o dinheiro para você, e você ainda receberia muitas vezes mais o valor dizimado ou ofertado.

Foi isso que o pregador disse à esposa de um amigo, e ela acreditou nele. Como ela não tinha dinheiro, tomou emprestada uma folha de cheque de uma amiga, preencheu no valor de R$ 600,00 e trocou o cheque com um agiota para fazer a oferta de sacrifício. Resultado: Não conseguiu cobrir o cheque no tempo próprio, o marido descobriu e teve que ajudá-la a pagar; ele se aborreceu e saiu de casa zangado com ela! Esse gesto de fé e de sacrifício não trouxe nenhuma bênção, muito pelo contrário, somente desavença! Acho que Deus não estava nesse negócio, e por isso não garantiu a promessa do pastor!

Era só o que faltava: dízimos e ofertas financiados! Pois vou lhe dizer uma coisa: os dízimos e as ofertas genuinamente bíblicos não eram gestos de fé. Eram gestos de obediência e praticamente de troca. E era assim: Deus lhe dava e você dava a ele. Foi assim que Jacó prometeu: ...de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo.

Se eu lhe disser: leia tal passagem na sua Bíblia, talvez você fique com preguiça ou alegue falta de tempo e não o faça. Então, vou transcrever a seguir um texto muito esclarecedor sobre isso. Mesmo que ele lhe pareça longo, leia-o com atenção. Está em Deuteronômio 11:

Guardai, pois, todos os mandamentos que hoje vos ordeno, para que sejais fortes, e entreis e possuais a terra (Canaã) para onde vos dirigis; para que prolongueis os dias na terra que o Senhor sob juramento prometeu dar a vossos pais e a sua descendência, terra que mana leite e mel. Porque a terra que passais a possuir não é como a terra do Egito, donde saístes, em que semeáveis a vossa semente, e com o pé a regáveis como a uma horta; mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales: da chuva dos céus beberá as águas; terra de que cuida o Senhor vosso Deus: os olhos do Senhor vosso Deus estão sobre ela continuamente, desde o princípio até o fim do ano.

Se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao Senhor vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma, darei as chuvas da vossa terra a seu tempo, as primeiras e as últimas, para que recolhais o vosso grão, e o vosso vinho e o vosso azeite. Darei erva no vosso campo aos vossos gados, e comereis e vos fartareis.

Entendeu direitinho essa advertência que Moisés transmitiu ao povo? É como se ele estivesse dizendo: Na terra que vão possuir, vão ter de depender inteiramente de Deus: se ele não der a chuva... babau, não haverá mantimento. Não será como no Egito, em que o rio Nilo transbordava e irrigava a sua plantação. Em Canaã, a terra vai ter de beber as águas da chuva do céu!

Se quiser, você pode ver o dízimo quase como uma paga pelo arrendamento da terra (de Canaã, bem entendido!), como um imposto, que sobre ela incidia. Afinal, Deus deu a posse da terra ao seu povo Israel, grandes e boas cidades, casas cheias de tudo o que é bom, poços abertos, olivais [Deuteronômio 6].

Isso me fez lembrar de um costume brasileiro, que caiu de moda. O fazendeiro levava uma família para morar e trabalhar na sua propriedade, na sua terra. Era o chamado agregado ou meeiro, que dependia inteiramente do fazendeiro para sobreviver. O fazendeiro lhe concedia a terra da lavoura, moradia e ainda lhe fornecia dinheiro e sementes. Na colheita, o agregado tinha de lhe entregar a metade do que colhera, para pagar o arrendamento, e mais um pouco, para pagar o dinheiro adiantado. Viu como o dízimo e mesmo a oferta das primícias, diante desse exemplo, ficaram até pequenos agora?

Agora, vamos para o capítulo 26:

Ao entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá por herança, ao possuí-la e nela habitares, tomarás das primícias de todos os frutos do solo, que recolheres da tua terra, que te dá o Senhor teu Deus, e as porás num cesto, e irás ao lugar que o senhor teu Deus escolher para ali fazer habitar o seu nome.
Virás ao que naqueles dias for sacerdote, e lhe dirás: Hoje declaro ao Senhor teu Deus que entrei na terra que o Senhor sob juramento prometeu dar a nossos pais.
O sacerdote tomará o cesto da tua mão, e o porá diante do altar do Senhor teu Deus.
Então testificarás perante o Senhor teu Deus, e dirás:

(Acho que o texto abaixo é a oração do ofertante das primícias).

Arameu, prestes a perecer, foi meu pai, e desceu ao Egito, e ali viveu como estrangeiro com pouca gente; e ali veio a ser nação grande, forte e numerosa. Mas os egípcios nos maltrataram e afligiram, e nos impuseram dura servidão. Clamamos ao Senhor, Deus de nossos pais; e ele ouviu a nossa voz, e atentou para a nossa angústia, para o nosso trabalho e para a nossa opressão; e nos tirou do Egito com poderosa mão, e com braço estendido, e com grande espanto, e com sinais, e com milagres; e nos trouxe a este lugar, e nos deu esta terra, que mana leite e mel. Eis que agora trago as primícias dos frutos da terra que tu, ó Senhor, me deste.

Então as porás perante o Senhor teu Deus, e te prostrarás perante ele.

Alegrar-te-ás por todo o bem que o Senhor teu Deus te tem dado a ti e a tua casa, tu e o levita, e o estrangeiro que está no meio de ti.

Percebeu? Para que o judeu se lembrasse de que dependia inteiramente de Deus, os primeiros frutos da terra (de Canaã) tinham de ser dedicados a ELE! O ofertante fazia uma declaração ao sacerdote e uma oração a Deus. Deu para notar, também, que você não tem como fazer a oferta das primícias e recitar a oração, que foi ordenada?