Dever de casa

Pois bem, agora vou pôr o doutrinador do dízimo em maus lençóis. Em Lucas 11, além de falar um pouquinho em dízimo, o Senhor Jesus fala também sobre o poder purificador da esmola. Você já ouviu algum dia, no meio evangélico, um sermão ou ensino sobre isso? Eu nunca ouvi. Sempre pulam essa parte. Mas está lá: Antes dai esmola do que tiverdes, e tudo vos será limpo.

Naveguei na Internet, à procura de algum estudo sobre esse assunto e nada encontrei. Sobre o dízimo, encontrei dezenas de páginas. Talvez porque esmola navega na contramão, ou seja, vai daqui pra lá; ao passo que o dízimo navega na mão, isto é, vem de lá pra cá... pra mão do pregador!

E sobre esse assunto: dar esmola, há um ensino explícito do Senhor Jesus, que não faz muito sucesso entre os pregadores. Não é matéria para sermões, muito menos para estudos. Cito-o, de passagem. Está em Lucas 12: Vendei os vossos bens e dai esmola: fazei para vós outros, bolsas que não desgastem, tesouro inextinguível nos céus, onde não chega o ladrão nem a traça consome, porque onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Parece que os primitivos cristãos aprenderam isso: Todos os que creram estavam juntos, e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade [Atos 2]. José, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, que quer dizer filho da exortação, levita, natural de Chipre, como tivesse um campo, vendendo-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos [Atos 4]. Ananias e Safira é que estragaram tudo [Atos 5].

Agora, vou lhe passar um exercício extremamente esclarecedor. Lembra quando a professora passava os deveres de casa? Lá vai um. Pegue uma folha de papel e divida-a em duas colunas. Na primeira coluna, relacione todos os textos em que o Senhor Jesus e os apóstolos falaram sobre o dízimo; na segunda, todos os textos em que eles falaram sobre a esmola. Feito isso, compare o resultado.

Diante desse resultado, reflita e responda: Qual das duas colunas, pelo seu tamanho, dá mais base para formular uma doutrina? [ ] Coluna 1 = Dízimo [ ] Coluna 2 = Esmola

Nessa pesquisa, notou que o Senhor Jesus tomou tempo para ensinar como dar esmola? Deu para notar que ele fala de três atos de justiça e como praticá-los? Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte não tereis galardão junto de vosso Pai celeste. E aí ele passa a ensinar como dar esmola, como se deve orar e como jejuar [Mateus 6]. Muitos pregadores falam sobre a oração, alguns ensinam sobre o jejum, mas já se ocuparam em falar sobre a esmola? Talvez não seja interessante, pois levar as ovelhas a dar esmola vai esvaziar-lhes os bolsos e não vai sobrar muito para o gazofilácio!

Mais uma vez, é o engano cavalgando a verdade.